2.06.2008

5
3 ou 5 portas. A mala é uma porta?!!

Está na altura de mais uma daquelas dissertações muito profundas: porque é que se diz que os carros têm 3 ou 5 portas? Não percebo.. Juro que não percebo..
Dei-me conta disto quando me apareceu um carro ao pé de mim (p'ra me levar ao cinema!! ;) ) que reparei que era de 3 portas (só quando cheguei a casa é que reparei, mas não, não tinha bebido..epah era de noite..!). E pus-me a meditar sobre o assunto. Porquê 3 portas?
Ora bem, nos carros de 3 portas (lol) há:
  • a porta do condutor;
  • a porta do pendura;
  • a mala!

Parece-me bastante fácil perceber que a mala.. se é mala.. não é uma porta! Porque se fosse uma porta não se chamava mala! Ou é uma porta ou é uma mala! Não é chamarem-lhe mala e depois dizerem que o carro tem 3 portas! Tá bem que a mala pode ser a porta dos animais, mas isso já é outra história! De resto a mala é tão porta como o capot! Porque é que, se a mala é uma porta, o capot também não é?! É uma porta para o motor e afins, nessa linha de ideias! Mas não! Nem o capot é uma porta nem a mala é! Então estes carros não têm 3 portas mas sim 2 portas e uma mala. Ok, é um bocadinho mais comprido, mas pronto, é muito mais correcto!

Nos carros de 5 portas é completamente diferente:

  • porta do condutor;
  • porta do pendura;
  • porta de trás esquerda;
  • porta de trás direita;
  • MALA!

Porta não sei quê, porta não sei das quantas.. 4 portas..e uma mala! Logo, mala não é uma porta!

Fica aqui a ideia (muito importante e de interesse nacional) para fazer um abaixo-assinado (abaixo e não "baixo-assinado", que eu cá não faço coisas baixas, jogo sempre limpinho..) para os senhores lá dos carros que falam em 3 e 5 portas começarem a falar em 2 ou 4 portas e MALA. Porque é muito estúpido uma pessoa comprar 3 ou 5 portas e uma delas ser uma mala. Pode ser considerado uma burla... xD

5 Pessoas leram e ainda comentaram!

Allan disse...

>> Porta << Malas


AioaHSOIUAH

100+

x]

Onyx disse...

São consideradas 3 e 5 portas ou 2 e 4 portas quando a "porta" da bagageira deixa ou não ver para o interior do carro, respectivamente;

Anónimo disse...

Quano o porta malas não tem a algo que feche na parte superior (geralmente onde instalam os auto-falantes do som) considera-se uma porta, pois por lá também seria possivel acesso ao interior principal do carro!

Enfim, a mala se completa com essa divisa, se não existir não se trata de um porta-malas, mas sim de um espaço livre!

Eduardo Augusto-ES disse...

Na realidade não existe carro de 5 portas, o que ocorre é que as pessoas que tem carro de 4 portas lêem no documento do DUT "5P" e acham que significam 5 PORTAS, porém o significado é 5 passageiros. Foi por este mal-entendido que todos começaram a nomear os carros com 3 ou 5 portas equivocadamente, sendo que o DUT se refere a Capacidade (CAP.) DE 5 passageiros, tanto o de 2 portas quanto o de 4 portas.

Felipe A. Ferreira disse...

Eu estava lendo o manual do ford fiesta street (datado de 12/2002 - http://manual-de-instrucoes.com/manual-de-instrucoes-guia-usuario/FORD/FIESTA-STREET-_P) e vi que eles fazem a distinção entre modelos de 3, 4 e 5 portas (não estava abreviado para p, está escrito portas em extenso), o modelo de 4 portas tem algumas informações diferentes em relação ao de 3 e de 5. Se trata portanto de uma distinção que os fabricantes (ou ao menos a ford) fazem