2.07.2008

0
Leis de Murphy: sorri, amanhã será pior

Para quem não sabe (incultos!!), as Leis de Murphy são vá, os princípios mais realistas que regem o mundo. Não é pessimismo, é mesmo realismo. "Sorria, amanhã será pior" e "se te estás a sentir bem não te preocupes, isso passa" são exemplos desta filosofia de vida que é Murphy. Quem era Murphy? Isso agora não interessa nada. O que interessa é que ninguém tem dúvidas da verdade destas afirmações. E eu passo a mencionar e exemplificar algumas das mais importantes que toda a gente deve ter em atenção. Porque prevenidos valemos por 2..ou não.. ;)
"Nada é tão fácil como parece", "Tudo leva mais tempo do que se julgava", "sempre que você se decidir a fazer alguma coisa, haverá qualquer outra coisa que terá de fazer primeiro", "Experimente o botãozinho que diz 'on'" e "quando mais nada funcionar, leia o livro de instruções": todas estas são bastante pertinentes. Quanto menor é o tempo de que dispomos, mais tempo leva a tarefa que estamos a executar. Isso e o mítico português, que tem aquela grande teoria de tentar tudo e mais alguma coisa para um aparelho funcionar antes de ler o livro de instruções. Porque somos muito espertos, pois claro.

Além disso, "há sempre uma maneira mais fácil de o fazer". O problema é que geralmente só descobrimos depois de já ter tudo feito, o que nos conduz a "quando você finalmente chega com a grande solução que só se encontra uma vez na vida, outra pessoa qualquer terá acabado de resolver o problema" e "quando um erro tiver sido detectado e corrigido, descobrir-se-á que afinal não havia nada de errado". Esta última aplica-se especialmente a trabalhos, principalmente depois de já serem entregues. Não que tal coisa já me tenha acontecido..não..claro que não..
Quanto a aulas, trabalhos e exames há muitas que se apliquem... "As expectativas negativas atraem os resultados negativos. As expectativas positivas atraem os resultados negativos", "quando se revêem apontamentos antes de um exame, os mais importantes estarão ilegíveis", "no exame final, 80% da matéria em teste será a da única aula a que se faltou, sobre o único livro que não se leu", "todos os professores assumem que o estudante não tem mais que fazer se não estudar para a cadeira que eles próprios leccionam" e "a citação mais valiosa será sempre aquela cuja origem não se consegue determinar" são apejas alguns exemplos que retratam bem a vida estudantil.
Além disso, há umas leis de Murphy que se aplicam particularmente à minha vida:
  • "A probabilidade de o elevador estar no último andar é proporcional à necessidade que você tem dele". Isto acontece-me especialmente quando chego ao meu grande prédio e me dá uma vontade repentina de ir à casa de banho. Pois que o estupor do elevador ou está no último andar ou está nalgum andar parado porque o fecharam mal. GRRR!
  • "Não se perdem livros por se emprestarem, a não ser aqueles que se deseja reter particularmente". O único livro que perdi na vida (além d'Os Maias, mas esse não conta porque ninguém perde livros no cacifo. Mas também ninguém tem um cacifo como o meu e da Rita...) foi o meu livro favorito. Não me lembro minimamente a quem o emprestei que nunca mais devolveu. (se esse alguém estiver a ler este blog e tiver o meu livro do Nicholas Sparks que se pronuncie)
  • "Uma partícula em vôo procurará sempre o olho mais próximo", quer se ande a pé, de bicicleta, etc..e mesmo que se ande de óculos não se está a salvo..
  • "O único bolo que tinha na ideia quando entrou, será pedido pela pessoa que entrou logo antes". Isto aplica-se aos bifinhos de perú e a quando os publicitei a toda a gente e o gajo à minha frente ficou com o último. Depois admirem-se se daqui a uns anos me nascer um puto com cara de bife de perú... (o que é mais um belo tema para um post: será que os desejos das grávidas podem ter o mesmo efeito se forem muito antes de estarem grávidas?Porque não?lool)
  • "Um autocarro que nunca mais aparecia aparecerá apenas quando o utente já foi andando até um ponto em que já não lhe vale a pena apanhá-lo. Um autocarro é um veículo que passa do outro lado da rua, na direcção oposta à que desejamos". Eu não ando muito de autocarro mas conheço perfeitmente esta realidade, o que me conduz aos comboios:
  • "Se você chegar atrasado, perderá o comboio. Se você se matar para chegar a horas, o comboio atrasa-se. Se você simplesmente chegar a horas, quando o comboio vai para arrancar pára porque alguém se atrasou". Isto é tããããããão verdade!!!!!
  • "Se só houver dois programas que valha a pena ver, serão os dois à mesmo hora em canais
    diferentes
    ", "o único programa que vai estrear e que vale a pena ver será adiado" e "O programa que você passou a semana toda à espera de ver será cancelado". Isto faz-me lembrar os fox e a greve dos guionistas...
  • "O telefone toca sempre quando se está do lado de fora da porta de casa, à procura das chaves. Quando as encontrar será no preciso momento em que ouvirá o clique do telefone a desligar" e "quando um corpo está imerso em água, o telefone toca". Agora já não é tão comum com os telemóveis e tal.. agora é mais "O telefone toca sempre quando se está à espera do lado de fora da casa, com as mãos cheias de sacos e as chaves na mão e uma grande atrapalhação para abrir a porta".lol
  • "Aquilo que se encontra está sempre no último lugar onde se procura". Ámen!
  • "Para que uma coisa fique limpa, outra coisa qualquer terá de ficar suja". Só a minha mãe é que não percebe isto. Mas eu posso sempre deixar tudo sujo sem limpar nada. Tadinha dela.

Murphy era, decididamente, um poeta. E ele é que sabia.

Ainda ninguém se deu ao trabalho de comentar...