2.26.2008

5
Arroxamento's anatomy: A anatomia do arroxamento (lool)

(Angie, este post é para ti dedicado às nossas exemplificações das diferentes maneiras como se pode arroxar -> nós tínhamos um vídeo! que não posso mostrar aqui porque graças a Deus o meu telefone não tem cabo. lol)

Ora bem, se há coisa que eu acho curiosa e interessante é a anatomia do arroxamento em pé (aliás, sentado). Principalmente porque é aquele que se dá mais em público, como nos comboios (durante o dia e principalmente de madrugada quando se vem da Queima...), nas paragens de autocarro, nos bancos das salas de espera, no sofá, nas aulas de estatística ou de comportamentos anti-sociais, enfim, e tantos outros lugares onde se pode adormecer sentado. E é giro, porque vem geralmente acompanhado de um ronco (tipo RONC!). É bonito. Até há quem se babe e tudo. O arroxamento é um fenómeno mundial que vale a pena estudar.


E como é que se pode arroxar sentado? Eu explico (momento didáctico):

1. Para trás: eu adoro este arroxamento. Este é o que eu sei exemplificar melhor mas aqui tenho de me limitar a descrever. Como é que se arroxa para trás? Pois é o mais comum.
A pessoa encosta-se.
Os olhos começam a pesar.
(não, não é uma sessão de hipnose do prof Carlos Pires)
A cabeça vai-se inclinando lentamente para trás, a boca fica aberta até que
RONC!
chega a um ponto em que não inclina mais, a pessoa dá um ronco estranho e acorda sobressaltada tipo "eu só fechei os olhos. só descansei os olhos. será que alguém reparou..?"
Depois de repetir umas vezes, a pessoa chega a um ponto em que ou acorda de uma vez ou arroxa mesmo, adormece sem RONC, de boca tão aberta que até dá para lá meter um dedo e tirar uma foto sem ela notar (xii boca feia..mas vá, não disse quem era..eheheh), vai mexendo o nariz com comichão e baba-se toda (estou-me a lembrar de outro alguém, mas não vou ser ruim).

2. Para a frente: este era o arroxamento que a Ângela exemplificava (volta, Angie, estás perdoada). Este é o arroxamento mais comum nas aulas em que não há mesas (lol). E como é que se arroxa para a frente?
A pessoa está sentada, cansada, com os braços caídos.
Braços pesados, cabeça pesada.
A cabeça começa a pesar muito, os olhos também, tipo chumbo.
Os olhos vão fechando.
(não, também não é desta que vemos uma das deslumbrantes sessões de hipnose ou de catalepsia do prof Carlos Pires)
A cabeça inclina-se para a frente.
Até que não pode inclinar e das duas uma: ou mais um RONC, a pessoa acorda de repente e fica a ver se alguém viu ou então fica mesmo assim, tombada para a frente, com um torcicolo a preparar-se no forno.


Pois cá está, como se pode ver (aliás, ler), a anatomia do arroxamento é muito complexa. Mas é uma coisa bonita de se ver. Aliás, gente a dormir de boca aberta e a babar-se em locais públicos é o delírio. Eu até já pensei em não sair do comboio e andar o dia todo na mesma carruagem para ver quantas pessoas arroxam numa carruagem por dia. É o meu futuro. Psicóloga? Não. Contadora oficial de arroxamentos da CP. Lindo.

5 Pessoas leram e ainda comentaram!

Anónimo disse...

O Arroxamento é uma coisa bonita de s ver...mesmo linda...artística diria mesmo...

e bastante complexa...sim porque os arroxamentos que eu mais gosto são aqueles em que o esforço mental é tanto que é vê-los a fazer contas de cabeça...

São momentos magnificos e muito didacticos especialmente se durante o arroxamento em versão calculo mental, tb ocorrer a fala...
Sim porque não ha nada melhor que acompanhar aquele raciocinio mental com versão oral...

Enfim... Arroxa para aí num canto :) e não te babes tá?

(Elsita - eu tb ja arroxei...nas aulas do Leitão...abençoadas sestas...mas sempre deitada em cima da mesa..eu não tava a arroxar, tava a meditar nas heurísticas...)

Anónimo disse...

Ui... Arroxar nas aulas... Ainda me lembro no semestre passado uma aula prática de AM depois de não ter dormido nada por ter sido a noite da serenata da latada. OMG! É que uma pessoa vai deixando a cabeça cair e de repente levanta, mas nem sabe bem se alguém reparou... lol

(Oh Elsa a arroxar nas aulas do Leitão?! Isso é que não... :p*)

Cláudia

david disse...

Acho que arroxar arroxar é quando uma pessoa arroxa assim uma boa arroxada!
Eu arroxo, tu arroxas, ele/ela arroxa, nós arroxamos, vós arroxais, eles arroxam!
Arroxemos, então!

angie disse...

orah bem minha cara...como lhe hei de xamar...copinxa dos arroxamentos! tu sabes q eu estou sempre pronta para ser a co-pilota (lol) das tuas investigações (é por isso q me dedicam posts! pindericassss roam-se de inveja! sim sou eu angie de carvalho - a própria! =P)mas pronto leiam todos e fquem mais cultos porque este estudo demorou mt tempo mas mt temp para se tornar super confiavel como se pode ver...pra ai meia hora ou assim...(mt tempo p quem é tao ocupada cmo nos) redão mi love u!=*

My World disse...

ok, vou passar a ser leitora assidua das tuas dissertaçoes... ta decidido...

The best :D

***