5.26.2008

14
Expressões non-sense com bacalhau à mistura

"P'ra quem é, bacalhau basta".

Eu uso bastante esta expressão... mais uma directamente provinda do nonsense. E do bacalhau. Indica que excusamos de nos preocupar muito porque para quem é não vale a pena o trabalho que temos (muito aplicável nalguns trabalhos da faculdade).

Isto levanta uma porrada (vá, 2 ou 3...) de questões:

1º: O que raio é "uma porrada de questões"?! que sentido tem muitas questões serem uma porrada?! Porrada=contacto físico violento, não advérbio de quantidade.
(Quando até o calão deixa de ter sentido verificamos que o mundo está mesmo perdido...)

2º: O bacalhau, embora não sendo o meu bicho preferido (se bem que com natas ia já...), não é propriamente baratinho. Não é baratinho e é estrangeiro, porque toda a gente sabe que o bicho vem da Noruega. Mesmo aquele que é de cá, com o convencimento da malta do norte da Europa, deve vir a nadar da Noruega: toda a gente sabe isso. Sendo caro e de fora, ainda tem algum prestígio. Como tal, como pode significar que a pessoa não tem importância que chegue para termos um grande trabalho por ela?!

O bicho é importante!!! Presente nalguns pratos tipicamente portugueses! (quer dizer, já que o bacalhau é da Noruega não sei porque é que nós é que temos os pratos típicos... é a mesma coisa que a chanfana ser de Miranda City e Poiares é que vai à televisão mostrá-la...)

3º: É um bicho com nível. Não é um qualquer desconhecido de quem falamos mal, pois tem um rosto (caras de bacalhau) e tudo. É um bicho com identidade. É bacalhau, tem cara, é da Noruega. Porque raio o menosprezamos assim a usá-lo a título depreciativo?!


O bacalhau, além das razões idiotas para esta expressão ser mais non-sense que outra coisa, está ainda mais presente na gíria portuguesa:

"Aperta aqui o bacalhau"- meu Deus, o que é isto? O bacalhau pode ter caras (quem vê caras não vê corações, talvez por isso não pensemos no mal que fazemos à auto-estima do bicho), pode ser da Noruega, ser importante e não sei quê, mas não exageremos, ainda não tem mãos. Além de ser difícil dar "passou bem" a indivíduos com barbatanas (loool), quando o bicho chega à nossa presença já vem tão espalmado que não dá para apertar mais. De onde raio vem isto então?


É com cada uma...


(Mais uma ficha, mais uma teoria de caca. E sobre comida outra vez. E não me pus eu a dissertar sobre as cerejas - principalmente porque não têm nada a ver com bacalhau. A gula...)

14 Pessoas leram e ainda comentaram!

Daniel Malafaia disse...

Grande!
Mas também à caras de bacalhau mas não são grande coisa, fora disso bacalhau basta-me ^^

meerodrigues disse...

epah...isto pa falar de bacalhau...cuidado...respeitinho...pq já sabs cm é eu sou commonfish addicted...

olha serv est post, para te dizr q cometest um lapso...ou melhor eu axo que é importante deixar claro que ñ se dev falar mal do bacalhau, nem deprecia-lo em praça pública... pq coitadinho, ele nem se pode defender...ñ te esqueças que lhes tiram as línguas e colocam-nas numa taça daquelas dos tremoços, plàstico transparent, com o rótulo(o bacalhau ñ tem rótula,por isso metem rótulo nas línguas):LÍNGUAS DE BACALHAU...aliás, pensado bem um bacalhau terá diversas línguas...é um poliglota...também sp a nadar da Noruega para o resto do mundo, direitinho pr o prato...ele tem mm tempo d aprender a falar mts línguas... é isso...Línguas de Bacalhau...de "bacalhau poliglota"... isto porque como é óbvio se tivess rotulado como Línguas de Bacalhaus, poderia levar-nos a nós consumidores, a pensar, "oh por favor, tanta língua difernt junta...isto é q vai uma troca de cuspo dentro desta taça...q nojo... sab-se la ond andaram ests bacalhaus com as línguas...eu ants kero levar o Línguas de Bacalhau...pelo menos são todas do mesmo..."

e pronto... fica aki o meu contributo: o bacalhau é poliglota!!! ;) mesmo que lhe arranquem a língua...

James disse...

Ora bem, não posso deixar passar esta em branco, cá vai a minha posta (não de bacalhau...e daí talvez até seja)


-----


Bacalhau à Zé do Pipo


Depois de bem demolhado, corta-se o bacalhau em postas.
Leva-se a cozer com leite.
Entretanto, picam-se as cebolas e levam-se a estalar com o azeite, o louro, sal e pimenta e um pouco de leite de cozer o bacalhau.
A cebola deve ficar branca e macia e nunca loura.
Depois de cozido, escorre-se o bacalhau e coloca-se num recipiente de barro ou, o que é preferível, cada posta num recipiente de barro individual.
Deita-se a cebola sobre as postas de bacalhau, que depois se cobrem completamente com a maionese.
Contorna-se com o puré de batata passado pela seringa ou saco e leva-se a gratinar.
Enfeita-se com azeitonas pretas.

Anónimo disse...

epah o filipe deu me cá umas ideias....
o bacalhau ja todos sabemos é d mil e uma maneiras...mas olha q bacalhau sofre...

Ora já n bastava À zé do Pipo...umas vzs levas com as natas em cima (maluco)... tb o há à lagareiro (o q m intriga...pq lagareiro??? q é isso?epah, lagareiro é aquele que trabalha no lagar...mas enfim...la ta...lá leva o bacalhau c o azeite em cima (gd maluco)...ele leva com todos...é ele e as batatas a murro que se comem com ele...levam com tudo... (gds doidos)...alias quiçá o pp do bacalhau ñ dás um murritos nas batatinhas??? é a loucura...
E o bacalhau à flor do nabão??? ah pois é... as flors tb cozinham...aliás a flor... do nabão claro, ñ é uma flor qq...é do Nabão....que é um rio...e quem sabe o bacalhau ñ xega à flor pelo rio??? sim pk isto o mar tá complicado...os espanhois ñ dás paz à palmeta...até o bacalhau foge, pq ele ñ ker nada c espanhois...então é o fiel amigo potuguês...

Mas o Gomes de Sá tb têm um bacalhau...isto hj em dia quem se preze tem d ter um bacalhau...um carro?uma casa? ñ!!! um bacalhau... ah pois é...o Gomes de Sá...de Sá... ñ é o Gomes Sá...é o Gomes DE Sá (faz toda a difernça...o Gomes Sá ñ tem bacalhau...é isso...).

E o bacalhau à Bulhão Pato??? han han?? ah pois é...à Bulhão Pato é q é...sim porque ja tou a imaginar em pleno mercado do Bulhão (qual deles ñ s sab pq nem a Camara do Porto sabe...mas enfim...), uma das vendedoras de gado "oh pato anda cá!!!" "qua qua qua qua?? [traduzindo:fazer o qê?]" "vá la ver Pato...vai fazer o Bacalhau!mas lava m bem essas penas antes... ñ kero piolhos na comida..." "qua qua qua quaaaaaa qua qua qua quaaaaa[sem tradução, ou ent teremos pato pa janta em vez d bacalhau...mas kk koisa a ofender a mae da vendedora... mas eu conto...arroz d pato tb é bom...dizia o pato: "piolhos tens tu oh filha da piiiiiiiiii...porca de piiii...ñ t lavas à anos...xeiras ao peixe k estrazanda...tomaria tu ters o teu bacalhau tao limpo cm eu tnh as minhas penas...vai po lume...e met uma mantinha"]

Olha e há os bolos d bacalhau...que pronto são bolos sem a farinha...ou pelo menos epah sao bolos q ñ sao bolos...enfim coisas que sabem a outras coisas... e as pataniscas??? epah isso é que soa mal... patanisca!kê??? patanisca, dicionário precisa-se...rima com sardanisca... enfim isto é um zoologico...

O bacalhau é versátil, tem mts donos, é sociavél com as demais especies...e pronto tb gosta de ficar por baixo e levar com os outros em cima...

ai ja chega de "bacalhoadas"...isto são horas de ir mas é descansar...s bem q alguns bacalhaus a estas alturas têm tudo menos descanso... o bacalhau é muito activo...
Lá tá...sempre se ouviu dizr q o mar é salgado pq tem o bacalhau la dentro como é obvio... ah gd bacalhau... tu reinas!!! e pronto tb és dominado por tanto dono...mas reinas...

meerodrigues disse...

esta coisa q diz anonimo foi escrita por mim... o PC ñ m deu tempo de terminar o meu URL... é maldição do bacalhau...ele reina..tnho dito...

Red disse...

Jim! apareceste po bacalhau, claro, para a comida vem toda a gente ;)

Mee: bacalhau com natas e que e. e a bras. e pronto va, a lagareiro e ze do pipo e afins tambem vai. mas nunca bacalhau com todos. o bacalhau e um animal serio e, como tal, tem de ser respeitado, nao pode ir assim com qualquer coisa. ;P

Red disse...

e uma venia seja feita aos bolos de bacalhau. principalmente os da minha avo.

meerodrigues disse...

epah desculpa lá joana...mas bolos d bacalhau... epah pronto... sim o bacalhau com todos é estranho... mt estranho...mas ele dev gostar...tá mais q visto!!! mais q visto... ele nunca anda sozinho...até nos bolos anda enrolado c a farinha... elaaahhh... e c a salsa...literalmnt enrolado!!!

O bacalhau é mt dado...um animal mt dado!!! ah gd bacalhau... no dar é q está a virtude...

Anónimo disse...

expressão por expressão, sempre gostei mais do "peido mestre"!

Red disse...

o peido mestre nao e uma expressao non-sense. e o maior peido de todos. tem ate bastante sentido. ;P

JP disse...

coitado do dito cujo... pobrezito! ele é cozido... frito... assado... grelhado... estufado?!!! caldeirado... enfim...! estripado de mil maneiras. talvez por isso, por ser um "bacalhau nadador sofredor" gosto dele, e como-o... de qualquer jeito, em qualquer lugar... e a qualquer hora. viva o belo bacalhauzinho! ah! não esquecer... continuar a apertar o dito mas... com delicadeza!!! já tem traumas que cheguem.
jinhos...

My World disse...

Mac, bacalhau, cerejas...
Vce nao andará gravida? :o

x'D

Por falar em cerejas, vce quer, eu ja as comi ^^

Chico disse...

nao é porrada.

é carrada, miuda

Pedro M. disse...

É um crime chamar teoria de caca a qualquer paralelismo que se possa estabelecer entre o mundo e a comida. Continua.