12.07.2011

4
Eu disse que tinha chegado aos 23, mas não referi especificamente que me referia a 23 anos de idade...


Acabo de concorrer a um passatempo para ganhar bilhetes para a ante-estreia do Rei Leão em 3D. Para eu ir. Ainda por cima a um sábado às 11h da manhã.

True story.

Eu podia referir aqui todas as milhentas razões pelas quais o Rei Leão é um épico, provavelmente o melhor filme de animação de sempre - dos clássicos e não só, vá, e eu aprecio bastante os novos como os Toy Story (e o que eu gosto deles) ou o Wall.E, mas epá, vamos lá ver uma coisa: primeiro há o Rei Leão e depois há os outros.

Podia referir que foi o primeiro filme de animação dobrado em português de Portugal - querem ver que eu vou buscar o VHS ali ao armário?!

Podia cantarolar todas as músicas - Hakuna Matata não é o melhor mote de sempe?! E o Elton John esmerou-se nas outras, esmerou sim - e quase as falas de cor e salteado - sobretudo as que metem hienas e o Mufasa e risos idiotas.

Podia apontar a enorme quantidade de pessoas que, quando vai ao Zoo, chega aos suricatas e pensa "Timon!!".

Podia referir a malta conhecida que deu voz à coisa - hey, o Zazu original até era o Rowan Atkinson, o Scar era o Jeremy Irons e uma das hienas era a Whoopi Goldberg!, e em PT-PT a voz do Timon será reconhecida para toda a eternidade (André Maia, meus caros, André Maia - André quem? O Timon, pronto!).

Podia relembrar que é campeão de vendas, que dá banho na Broadway, que arrecadou óscares e globos de ouro e que não deixa de ser um conto baseado em Shakespeare.

Podia considerar que há dois tipos de pessoas: as pessoas que viram E apreciaram (indissociável) o Rei Leão e as que acham que o simba era aquele dos bonecos da selva que davam de manhã na TVI, em que também lá metiam o Bambi e o Balu e afins (as pessoas que fizeram isso mereciam 6 tiros de caçadeira) Por falar nisso, nem sei como é que ainda namoro com o Apêndice quando ele se me atira com uma justificação destas.

Podia também referir o meu trauma com gnus - eis algo que eu acho que não quero ver em 3D, mas vá, agora tenho mais 15 anos em cima, pelo menos, deve ser mais fácil, ai, mas coitadinho do Mufasa, ali estendido no chão, os últimos gnus a passar, o pó a levantar, e oh, que depressão, é melhor nem pensar nisso - por falar nisso, foi a primeira morte de um personagem Disney assistido ali, em directo e a cores, que a mãe do Bambi a gente nunca viu morrer, só soubemos...

Podia dizer isto tudo. Depois podia também, claro, opinar que, de facto, e sobretudo nas sequências que se pretendem cómicas, a coisa fica-se pela faixa etária a que é destinada, ou seja, é mesmo só para as criancinhas acharem piada. Podia ainda esclarecer que claro que sei que a versão 3D não vai acrescentar nadinha e basicamente consiste em aproveitar o sucesso do épico até ao tutano, apresentando-o de forma mais apetecível à geração mais novinha por um preço de bilhete que não tem nada a ver com o de 1994.

Podia dizer isto tudo e muito mais. Mas vou-me limitar apenas a concluir que as pessoas que viram o Rei Leão são, certamente, melhores pessoas. E quem não viu teve, indubitavelmente, uma infância (uma vida, diria até) muito mais triste. Mas está sempre a tempo.

4 Pessoas leram e ainda comentaram!

disse...

Entrei numa aula aqui em que criticaram o rei leão do inicio ao fim. Deu-me vontade de pegar numa caçadeira!

É perfeito perfeito.

Izzie disse...

Não quero estragar o barato de ninguém, até porque gosto muito do Rei Leão, mas aqui entre nós, é um bocadinho o Hamlet. Prontos ;P

Red disse...

pois, é baseado no hamlet de shakespeare. ei, mas isso não é mau!!! ;)

Hermione disse...

eu, fã incondicional do rei leão, me confesso: também ali tenho a cassete em vhs, ainda nem sabia ler o que dizia na capa da cassete (qq coisa como nomeado para os óscares 1994, how long...), sei-a quase todinha todinha de cor, chorei de todas as vezes que vi o mufasa morrer, tenho o filme no pc, and so on. ainda bem que não estou sozinha :)